página

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SEU MAIOR TESOURO

Mensagem para reflexão 
Diz à lenda que certa vez um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia. Pensava desta forma:
"Se tivesse um carro novo, seria feliz”.
"Se tivesse uma casa grande, seria feliz”.
"Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz”.
"Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz”.
Nesse momento, tropeçou com uma sacola cheia de pedras e começou jogar uma a uma no mar cada vez que dizia: "seria feliz se tivesse...”.
Assim o fez até que somente ficou uma pedrinha na sacola, que decidiu guardar. Ao chegar a casa percebeu que aquelas pedrinhas tratavam - se de um diamante muito valioso.
Você imagina quantos diamantes jogou ao mar sem parar para pensar.
Observe as pedrinhas, que pode ser um diamante valioso em sua vida. Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso  valioso e insubstituível. 
Depende de ti aproveitar  ou lançar  ao mar do esquecimento para nunca mais recuperar.
Ser feliz é aceitar a vida que tem e fazer de tudo para viver melhor.
Ser feliz não é ter as melhores coisas, é fazer das pequenas coisas o melhor que pode.
Ser feliz é saber enxergar o maior dom que possui  a  vida. 
Ser feliz é ser você mesmo, é saber que tudo que a na vida é um tanto passageira, e que no final será só você contra você mesmo.  

COMO MELHORAR AQUILO QUE PRECISA SER MUDADO?


Como podemos melhorar algo que precisa ser mudado em nos?
É preciso antes de tudo ter o auto conhecimento de nos mesmo, a partir do momento que passamos nos auto conhecermos conseguimos enxergar alguns pontos importantes em meu comportamento que precisa ser mudado.
A coisa mais comum de se ver hoje é pessoas tentando mudar o outro; mas quando a situação é enxergar em nos os próprios erros   a tarefa  parece não ser tão fácil assim.
A falta do auto conhecimento é um fator muito presente na vida das pessoas. Pessoas  vão vivendo de qualquer jeito sem faz uma análise do dia que teve, da suas ação, do comportamento, dos pontos principais que devia ter um cuidado em dobro e passam muitas vezes despercebidos.
Todo cuidados e atenção nestes passos é que vai nos ajudar a termos conhecimento de nos mesmo, e também a aprender a si respeitar mais dentro dos limites que a vida lhe propuser.
Não tem como corrigir ou mudar algo em nos, se não tivermos o  conhecimento de nos mesmo.
Ninguém consegue muda àquilo que é desconhecido; quando temos dificuldade em se auto conhecer também teremos dificuldade em mudar aquilo que precisa ser melhorado.
Como iremos identificar o defeito, se passamos por cima dele todos os dias e não conseguimos enxergar e colocar atenção do defeito que temos.
O auto conhecimento nos dá instrumento para lidarmos com nos mesmo.
A momento na vida que chegamos à conclusão de não sermos compreendido como esperamos que seja.
Isto pode ocorrer devido o  comportamento do outro! Por ter personalidade difícil pode até ser, como também pode ser que a dificuldade que esteja tento hoje  em se relacionar com as pessoas esteja na dificuldade de se relacionar consigo mesma. O auto conhecimento nos dá o equilíbrio para o seu bom relacionamento com as pessoas.
Dar a oportunidade de se auto conhecer é dar a si, a oportunidade de ser compreendido e de compreender as pessoas também. O que devemos observar é se uma ou duas pessoas não te compreende é a coisa mais normal da vida. Agora se você percebe que isto é como um vício ou rotina com relação às pessoas a sua volta é preciso parar e fazer uma análise sobre si mesmo, sinal de que a mensagem de comunicação que esteja passando não esta sendo tão clara para  ser compreendida. Todo nos temos regras e parâmetros a seguir para termos uma grande concepção daquilo que esta a nossa volta, e saber o que precisa ser melhorado para o bom convívio com nos mesmo e com as pessoas  seja no lado afetivo, emocional, familiar ou social.
O pior erro do ser humano é  depois de ter um dia bom ou ruim não importa em qual deste estágio você se encontra, é ir dormir sem fazer uma auto analise do dia que teve.
Às vezes fazer a pergunta dentro de si  mesmo ajuda como: será que hoje eu fui o ser humano que devia ser? Será que pude compreender as coisas que precisavam ser compreendida? Será que fui coerente com relação ao outro?
Quando aprendemos a viver bem o nosso dia e valorizar cada coisa que aprendemos também trabalhamos  em nos a importância de cada fator para a nossa evolução e o amadurecimento.
Quando aprendemos que o auto conhecimento é fundamental a vida, não corremos o risco de os defeitos prevalecerem sobre  nossas qualidades.
Já observou tem pessoas que erram  e continua errando sempre nas mesmas coisas e nem sempre consegue enxergar os erros isto ocorre como vício; por que vive a vida sem dar importância se sua ação hoje foi coerente ao comportamento do outro ou não, é como um robô programado.   
O melhor caminho para mudar em nos aquilo que precisa ser mudado é apreendemos a nos conhecermos como pessoas, para conseguirmos mudar ou reparar o defeito que temos.
A visão que temos sobre nossos defeitos não é dada por ninguém se você não consegue enxergar o defeito que tem tão pouco compreenderá a mensagem que o outro esteja passando com relação a estes defeitos. Fabiana P. Andrade