página

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A CONSTRUÇÃO DO TEU "EU", ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA COM QUE BASE DE RACIOCÍNIO



"As gritantes diferenças entre o raciocínio unifocal e      multifocal 
No raciocínio simples / unifocal, enxergam - se somente as próprias necessidade. No complexos / multifocal, coloca - se no lugar dos outros e também enxerga - se as necessidade deles. 
No raciocínio unifocal, a felicidade dos não afeta a minha emoção, é a fonte do egoísmo. No raciocínio multifocal, contribui  com a felicidade do outros irriga a minha própria felicidade, é a fonte do altruísmo.
No raciocínio unifocal, enxergam - se apenas os seus próprios direitos; no multifocal, enxergam - se também os direitos dos outros. No raciocínio unifocal, desencadearam - se guerras, genocídios, homicídios, exclusão social. 
No raciocínio multifocal, desencadearam - se as luta pela igualdade fraternidade e liberdade.
No raciocínio unifocal, há uma liberdade sem limites; no complexo/ multifocal, enxerga - se que só há liberdade dentro de certo limites. 
No raciocínio unifocal, procura - se o prazer a qualquer custo; no multifocal, procura - se o prazer que preserva a vida.
No raciocínio unifocal, liberta - se o instinto e fere - se quem nos feriu; no multifocal, liberta - se a generosidade e se pensa antes de reagir. 
No raciocínio unifocal, toda ação provoca uma reação; no multifocal, toda ação provoca a razão/ ato de pensar. 
No raciocínio unifocal, ama - se a resposta; no multifocal, ama - se a oração dos sábios, o silêncio proativo. E, nesse intrigante silêncio, liberta - se a arte da pergunta: " quando? ", "por que?" , " como?", " será que não há outra forma de pensar e reagir?". 
No raciocínio unifocal, detestam - se os fracassos e amam - se o sucesso; no multifocal, tem - se plena consciência de que ninguém é digno do sucesso se não usar seus fracassos para conquistá - lo. 
No raciocínio unifocal, procuram - se o sorriso e os aplausos, mas, no multifocal, sabe - se que o drama e a comédia, os aplausos e as vaias fazem parte da historicidade humana. 
O raciocínio unifocal leva o  EU a ter a necessidade neurótica de estar em evidência social; o raciocínio multifocal liberta o Eu encontrar o prazer no anonimato. 
O eu unifocal quer ter o controle dos outro, o eu multifocal sonha em ter de si mesmo o controle. 
O eu unifocal pune quem erra, o multifocal dá sempre uma nova chance. 
O eu unifocal recita as ideias dos outros, o multifocal as cria.
O eu unifocal obedece a ordens, o multifocal pensa pela empresa. 
O eu unifocal corrige erros, o multifocal os previne.
O eu unifocal impões suas ideias, o multifocal vê nele uma oportunidade de iniciar uma nova etapa.
O eu unifocal curte o fim da trajetória, o multifocal curte o processo. 
O eu unifocal precisa de muito eventos para sentir migalhas de prazer, o EU multifocal explora as insondáveis riqueza das pequenas coisas. 
O eu unifocal é sequestrado pela ansiedade, o multifocal procura gerenciá - la. 
O eu unifocal é vítima das circunstância, o multifocal não abre mão de ser autor da sua história. 
O eu unifocal pensa como indivíduo, o eu multifocal pensa como humanidade". Augusto Cury 

Nenhum comentário:

Postar um comentário