página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O SOFRIMENTO RELACIONADO AO CONSCIENTE E INCONSCIENTE

Quantas vezes já não se sentiu vazio sem amparo, sem alguém para ao seu lado estar, pra lhe dar um ombro amigo, para ouvir e compartilhar as tuas dores.
Quantas vezes caiu e teve de levantar sozinho.
É na dor que aprendemos a ser forte, mesmo quando a dor e a tristeza parece ser maior que tuas próprias forças.
A momentos na vida, em que o saber não basta e verás que toda a sabedoria de uma palavra só  tornará significativa, enquanto houver a existência de um ser humano para ler ou a ouvir, caso contrario será apenas palavras soprada ao vento.
O ser humano é a obra mais preciosa já inventada e criada, pena que poucos são os que enxergam e percebe a grandiosidade de ser um deles em meio a multidão.
O sofrimento esta muito relacionado também a nossa qualidade de vida.
Mas quero focar mais o sofrimento provindo de uma causa inconsciente e consciente.
Quando sofremos percebemos o quão grande somos, e podemos ser na vida de alguém, isto nos acalenta a alma sofrida revigorando as energia que nos faz sentirmos maiores que as coisas que te coloca em um estágio de tristeza.
Existem varias razões que nos levam a tristeza, não à tristeza sem uma razão, a tristeza surge sempre de uma  causa não alcançada, ou seja eu busquei algo pra minha vida que o hoje sofro o processo de não ter alcançado. O sofrimento pode surgir de uma causa inconsciente.
O sofrimento de causa inconsciente geralmente esta relacionado a um trauma que foi traumatizado em uma etapa da vida e que hoje esta viva ainda dentro de nós em uma parte do inconsciente que não esta ao nosso acesso. Diferente do consciente que temos acesso.
No consciente você consegue visualizar dentro de você a causa de seu sofrimento a razão pela qual esta a sofrer.
É uma razão clara de um consciente presente, já a do inconsciente é uma razão que esta dentro de nós mas que pertenceu em uma etapa do passado.
Geralmente uma pessoa que esta hoje em um processo de sofrimento consciente esta mais perto de ser ajudada do que a que traz um sofrimento de uma natureza do inconsciente.
Quando eu sei a causa do sofrimento isto me da uma janela aberta para uma solução de tentar minimizar esta dor tentando entender a razão pela qual me  levou ao sofrimento achando a razão acha também a resposta e solução.
Já no inconsciente eu tenho um sofrimento mas não tenho a razão, não tenho acesso a causa que me levou ao total sofrimento, então eu vou sofrer duas vezes por que tenho em mim a certeza de estar sofrendo, mas não tenho a causa, isto se da devido ser um sofrimento que surgiu de um trauma ou seja na hora do trauma eu sofri uma bloqueio das causas ficando apenas a sensação de tristeza.
Esta tristeza nos leva a profunda depressão e ate mesmo a busca do isolamento por não conseguir entender a razão do sofrimentos, sentimos  como se tivéssemos  que lutar com o desconhecido.
Mas o sofrimento pode ser também de uma ação química, neste traz como causa a desordem dos hormônios que não esta na sua função de equilíbrio muito boa, neste sofrimento provindo de uma ação química geralmente não esta relacionados as nossas razões emocionais, como o próprio nome diz, é mais um sofrimento de causa química que me traz como causa o desequilíbrio dos hormônios.
A tristeza na maioria das vezes é uma manifestação de uma insatisfação nossa, nós somos a resposta e representação daquilo que não esta em dia em nossas vida.
Todo sofrimento pode ser redentor quando passamos a ter a compreensão o porque estamos sofrendo, quando eu sei o que esta acontecendo comigo e o que me levou ao caminho do sofrimento.
Eu passo a ter um sofrimento, más um sofrimento redentor, que é o sofrimento onde  sofro suas conseqüência mas traz pra mim a sabedoria e o aprendizado.
Já no sofrimento não redentor eu vou sofrer todo o processo que me causa a tristeza mas não terei o aprendizado com este sofrimento, ou seja não irei aprender e nem absorver nada com a tristeza desta natureza. Fabiana P. Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário